A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou nesta segunda-feira (2) que está fora do Brasil e atualmente se encontra na Europa. Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, a parlamentar disse que deixou o país há alguns dias para dar continuidade a um tratamento médico e que pretende solicitar licença do mandato parlamentar.

“Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias. Eu vim, a princípio, buscando tratamento médico que já fazia aqui, e agora vou pedir para que eu possa me afastar do cargo. Tem essa possibilidade na Constituição — acho que as pessoas conhecem mais essa possibilidade hoje em dia porque foi o que o Eduardo [Bolsonaro] fez também”, declarou Zambelli.

A parlamentar foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 de maio de 2025 a dez anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão da 1ª Turma do STF também determinou a perda automática do mandato, medida que teve chancela da Mesa Diretora da Câmara.

No entanto, parlamentares da própria Câmara avaliam que a cassação do mandato deve ser decidida em votação no plenário, conforme determina o entendimento predominante na Casa.

Situação política

Apesar de ser considerada hoje um nome de relação desgastada com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Zambelli deverá ser acolhida pela bancada do PL na Câmara, segundo interlocutores do partido.

A defesa da deputada informou que não tem conhecimento do local exato onde ela se encontra atualmente.

Com o pedido de licença, a Câmara dos Deputados poderá convocar o suplente de Zambelli, ao mesmo tempo em que a defesa poderá apresentar recursos à decisão do STF, como embargos declaratórios, que podem adiar a execução da sentença e seus efeitos.

Da Redação