O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta segunda-feira (23) que o governo federal destinará mais de R$ 100 milhões para as obras de recuperação e remoção dos escombros da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou no domingo (22), na divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins. O ministro sobrevoou a área do acidente e decretou situação de emergência na região.

“Temos plena capacidade técnica e os recursos necessários para a reconstrução da ponte. A atuação não se limitará apenas à reconstrução, mas também à remoção dos escombros, avaliação dos danos, acompanhamento contínuo da obra e a execução das futuras intervenções. Vamos reconstruir a ponte com todos os requisitos de segurança”, afirmou.

No domingo (22), o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu, fazendo com que ao menos 10 veículos caíssem, incluindo quatro caminhões, três carros de passeio e três motocicletas. De acordo com a Defesa Civil de Estreito, 16 pessoas seguem desaparecidas. Uma vítima foi confirmada como morta e outra permanece hospitalizada.

Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão no local avaliando a situação e investigando as possíveis causas do acidente para adotar as medidas necessárias, conforme informou o ministro.

Renan Filho também afirmou que o Ministério dos Transportes trabalha para liberar os recursos ainda este ano. “Com a emergência declarada, queremos iniciar a contratação para a reconstrução da ponte ainda em 2024. O ministério estará focado em uma ação rápida e eficaz”, concluiu.

Da Redação