A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) anunciou que convocará representantes da rede X para esclarecer os impactos das recentes alterações nos termos de uso da plataforma, especialmente em relação ao uso de dados dos usuários.

Essa medida foi tomada após a atualização que permitirá o uso de conteúdos postados pelos usuários para treinar a inteligência artificial generativa Grok, desenvolvida pela própria rede. A nova política de privacidade, que entrará em vigor em 15 de novembro, prevê a cessão de dados e publicações para esse fim. A ANPD alertou que, se houver risco significativo à proteção de dados ou à privacidade dos usuários, serão adotadas outras medidas.

Desde julho, a ANPD já estava conduzindo uma investigação para verificar a conformidade da X Corp com a Lei Geral de Proteção de Dados, focando nas alterações recentes na política de privacidade. Até agora, a empresa tem colaborado com as solicitações de informações feitas pela autoridade.

Sobre a tecnologia, a X descreve o Grok-2 como um modelo de linguagem avançado, capaz de raciocínio e interação em diversas tarefas que refletem situações do mundo real. A rede destaca que o Grok-2 apresenta melhorias notáveis em suas habilidades de raciocínio e uso de ferramentas, incluindo a identificação de informações faltantes e a análise de sequências de eventos, além de filtrar postagens irrelevantes.

Da Redação